Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frango da Nhecolândia



“Pantanal da Nhecolândia é uma das oito sub-regiões do Complexo do Pantanal, localizada no Pantanal Sul, Mato Grosso do Sul. Localiza-se entre os rios Negro e Taquari. Seu nome é derivado do proprietário de uma das primeiras fazendas, o “Nheco”. O rio Taquari, alimentador desta sub-região, sofre problema de assoreamento. Tem entre as principais atrações o rio Taquari, que, além de ser propício para a pesca, é muito procurado pelos praticantes de canoagem.

A região da Nhecolândia fica praticamente no centro do Pantanal e é sem sobra de dúvida uma das mais bonitas sub-regiões pantaneiras, pois sofre grande influência das enchentes, formando grandes lagos conhecidos por salinas, onde a água fica inclusive salobra, propiciando habitat especial para muitas espécies de aves”.

Fonte: http://www.aultimaarcadenoe.com/.


Folheando meu livro Cozinha Regional Brasileira Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul, encontrei esta receita de frango com pequi, com um nome muito sugestivo. Antes de escrever/pensar qualquer bobagem, fiz uma rápida pesquisa e o significado do tão sugestivo nome está aí em cima nesse pequeno trecho de matéria que encontrei.
O franguinho ficou excelente, com um molho muito cremoso, pois o pequi confere a ele um sabor marcante e peculiar, muito especial mesmo. Sei que para algumas pessoas não deve ser fácil encontrar pequi, eu mesma só o tenho por conta daquela viagem que fiz a Goiás, já que trouxe alguns vidrinhos dele em lascas. Portanto, quando tiverem a oportunidade não deixem de experimentar, vale a pena.
Vamos à receita:

Ingredientes:

Para o molho branco:
- 3 xícaras (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto
- noz moscada ralada a gosto
- pimenta do reino a gosto

Para o frango:
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos pequenos
- sal a gosto
- 2 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de colorífico
- 2 cebolas picadas
- 1 e ½ xícara (chá) de polpa de pequi em pedaços
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de requeijão cremoso
- ½ xícara (chá) de queijo parmezão Tirolez ralado

Modo de Preparo:
Ferva o leite e reserve. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem até obter uma pasta homogênea. Aos poucos, acrescente o leite fervido e mexa constantemente, para não empelotar. Cozinhe por 10 minutos e tempere com sal, noz moscada e pimenta. Reserve.
Tempere os cubos de frango com o sal e o alho. Em uma panela, aqueça a manteiga, coloque o colorífico e refogue o frango por alguns minutos. Depois, adicione as cebolas e refogue até ficarem macias. Abaixe o fogo e junte a polpa de pequi. Refogue por mais alguns minutos e vá pingando a água, mexendo de vez em quando, até o frango ficar macio. Acrescente o molho branco e o requeijão e acerte o sal.
Em uma travessa, despeje a mistura, cubra com parmezão e leve ao forno quente, pré aquecido, por 20 minutos, para dourar.
Sirva em seguida,

Bom Apetite!!!

9 comentários:

Gina postou o comentário número:

Rachel, tenho muita curiosidade de experimentar o pequi e de conhecer pessoalmente o pé com sua linda flor.
Bjs.

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Rachel como tu é chique minha amiga, só comi pequi uma vez vida, meu tio que trouxe de Goiás para mim, fez tipo uma galinhada com ele, aqui nunca vi para comprar! Seu frango ficou lindo e super apetitoso! Bjinhos

Junia Ansaloni postou o comentário número:

Nao conhecia seu blog, adorei !!! Ja estou seguindo...Abraço e boa semana !!!

H postou o comentário número:

Olá Rachel!
Estou a seguir o seu blog desde a smn passada...
esta receita tem óptimo aspecto, no entanto eu não faço ideia do que seja colorífico e polpa de pequi. pelo nome acho que colorífico deve ser colorau (pimentão seco em pó), já o pequi nem imagino!!
pode me ajudar? espero fazer a receita;)
obrigada

www.culinariasaborecor.com postou o comentário número:

Fiquei curiosa para descobrir o sabor do pequi, seu prato ficou muito apetitoso. meu pai mora perto de mato Grosso do Sul, vou perguntar se tem por lá, quem sabe dou sorte. beijinhos

Fla postou o comentário número:

Raquel, que coincidência, eu comprei pequi justamente pra fazer essa receita porque também vi no livro.
=)
Beijos

Laura Lucia postou o comentário número:

Oi, Rachel,
Estou morrendo de desejo de comer este frango maravilhoso. Adoro pequi e tudo em que ele vai.
Parabéns pela receita bonita e deliciosa!
Bjs

H postou o comentário número:

Obrigada pelo esclarecimento, mas pelos vistos não vou encontrar pequi em Portugal!! desse modo, hvará algum ingrediente que o substitua? ou tem assim um sabor tão diferente? ou então ainda, se o retirar da receita irá ficar bom na mesma? é que nem imagino feito nem sabor desse fruto!!!
Obrigada mais uma vez

Follow Me on Pinterest Web Analytics