Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Doce de Aletria



Sempre gostei muito desse doce e quando vi a receita postada pela amiga Angela em seu blog fiquei com água na boca.
A bem da verdade, meu doce depois de pronto em nada se pareceu com o dela, mas imagino que no sabor ficou igualmente delicioso.
Acho que por ter feito em uma assadeira grande, o aspecto não ficou igual; recomendo também para que façam a metade da receita, pois ela rende bastante.
Mas não pensem que sobrou alguma coisa, nadinha de nada foi o que restou na tigela...rs!!!
Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 pacote de 500g de aletria quebrado com as mãos, dourar em 150g de manteiga sem sal

Bater 500 g de ricota com 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de amido de milho, gotas de baunilha.

Juntar ao creme de ricota uvas passas ou frutas cristalizadas (opcional).

Montagem

Num pirex colocar metade do macarrão, rechear com o creme de ricota e cobrir com o resto macarrão, levar ao forno médio por 25 minutos.

Calda

Enquanto assa, prepare um calda com 600 ml de água e 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo até engrossar, quando tirar do forno regue com esta calda.
Se desejar mais úmido, aumente a quantidade da calda.

Bom Apetite!!!

17 comentários:

Vicentina postou o comentário número:

Bom Dia Rachel, sabe que já vi este doce em outros blogs e já tive vontade de fazer, deve mesmo ser delicioso.
Este seu ficou de dar água na boca.
Bjs

angela postou o comentário número:

Querida Rachel,
grata por postar mais uma vez, uma receita do ora, pitangas!!!, fico feliz que vc tenha aprovado, eu faço num pirex grande. é realmente uma receita grande e rende bastante, mas nunca fiz meia,porque meu filho adora, faço inteira e congelo uma parte, fica excelente no congelamento. grata mais um vez e daqui ela vai direto lá pra minha cesta de pitangas no blog roll. beijos

Unknown postou o comentário número:

Nunca tinha ouvido falar, parece interessante, tenho que experimentar.
bjs

Papinha Doce postou o comentário número:

Lembra-me a aletria no Natal, bem tradicional portuguesa.

Bjinhos
Papinha Doce

Raquel Alabaça postou o comentário número:

Aletria assim nunca comi, mas deve ser uma sobremesa muito boa.

Beijinho

Abelha Maia postou o comentário número:

Nós comemos em aletria num doce, tipo arroz doce, este parece ser muito bom.
bjsss

M. postou o comentário número:

Que bom, Rachel!!! A sua aletria é bem incrementada! A minha é muito mais básica ;)))
Olha aqui a do ano passado: http://apanificadoraribeiro.blogspot.com/2010/01/as-rabanadas-e-aletria.html
Bjsss,
Madalena

Fabiana postou o comentário número:

Rachel,
Quem diria, até a aletria, virou ingrediente para um bolo.
Adorei e vou levar para matar a minha curiosidade
beijos

Junia Ansaloni postou o comentário número:

Adorei...nao conhecia a receita...Interessante...Deu vontade...hahaha, Bjim

Catarina Collins postou o comentário número:

Olá,
Venho retribuir a visita ao meu blog.
Também já estou a seguir o seu.
Gostei muito da aletria, esta com um
aspecto delicioso. Também nunca comi
assim mas gostei da sugestao :)
Beijinhos

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Oi Rachel! Fico curioso para sentir o sabor desse doce. O jeito é fazer! Quanto à promoção da Mastercard, realmente vi que, o que aproveitei saiu da promoção. Que pena! E as outras eles estão cobrando frete, e alto! Assim não dá! Creio que nos demos bem! Foi uma ótima aquisição. Abraços!

Anônimo postou o comentário número:

Rosi
Moro em Manaus e gostaria de saber o que é aletria? e onde compro?
Bjs.

Raquel postou o comentário número:

Muito inventiva essa receita! Fiquei curiosa em relação ao congelamento. Como faz para descongelar?

Unknown postou o comentário número:

O meu só leva leite,aletria,casca de limão e açúcar. É um doce português, faço como minha avó fazia.Na minha casa é feito bem simplezinho, delicioso

Rachel postou o comentário número:

@Unknown
Bom dia... sua receita deve ser deliciosa, o doce típico português é mesmo muito gostoso.
Bjuss!!!

Follow Me on Pinterest Web Analytics